Resenha: cidades de papel


Cidades de Papel





Em Cidades de papel, Quentin Jacobsen nutre uma paixão platônica pela vizinha e colega de escola Margo Roth Spiegelman desde a infância. Naquela época eles brincavam juntos e andavam de bicicleta pelo bairro, mas hoje ela é uma garota linda e popular na escola e ele é só mais um dos nerds de sua turma.
Certa noite, Margo invade a vida de Quentin pela janela de seu quarto, com a cara pintada e vestida de ninja, convocando-o a fazer parte de um engenhoso plano de vingança. E ele, é claro, aceita. Assim que a noite de aventuras acaba e um novo dia se inicia, Q vai para a escola, esperançoso de que tudo mude depois daquela madrugada e ela decida se aproximar dele. No entanto, ela não aparece naquele dia, nem no outro, nem no seguinte.
Quando descobre que o paradeiro dela é agora um mistério, Quentin logo encontra pistas deixadas por ela e começa a segui-las. Impelido em direção a um caminho tortuoso, quanto mais Q se aproxima de Margo, mais se distancia da imagem da garota que ele pensava que conhecia.


Oi gente, 
Depois de um mês do lançamento consegui ler Cidades de Papel do meu querido e maravilhoso, John Green.
Quentin, ou Q, sempre foi apaixonado por Margo Roth Spiegelman, mas ela nem "dava bola" para ele. Numa noite, que Q achava comum, Margo, entra pela janela de seu quarto e o convida para sair com ela. Não, não é um encontro ou coisa do tipo, Margo quer aprontar todas com seu (ex-)namorado, Jase, com Becca, com quem Jase a traiu, e com Lacey, que sabia do caso e não contou a Margo. Uma noite inesquecível para Quentin.
No dia seguinte, ele estava ansioso para saber como Margo o trataria e os outros, porém ela não vai à escola. "Normal", até porque Margo já fugiu de casa várias vezes, deixando "pistas" para onde tinha ido, mas as pistas eram tão vagas que ninguém nunca "matou a charada". Depois de alguns dias Quentim começa a querer procurá-la, e todas as pistas que vai achando tem certeza de que são para ele. De que ela o escolheu para achá-la, como naquela noite.
Com a ajuda de Radar, Ben e Lacey eles vão atrás de Margo e de suas pistas que mais parecem ruas sem saídas. Mas Quentin não vai desistir até encontrá-la, nem que seja numa cidade de papel...
Amei. Mais um livro magnífico de John Green. É isso que gosto nele, ele consegue escrever vários tipos de livros, nerds (O teorema Katherine), drama (A culpa é das estrelas e Quem é você, Alasca?) e até um tipo de mistério, como é o caso e não deixarem de ser bons. A narrativa dele é muito boa. O livro é muito inteligente e como sempre, tem aquela pegada nerd. Os personagens que ele construiu são divertidos, interessantes e super reais.
Uma coisa que achei parecido é que, como em  Quem é você ,Alasca? Quentin, assim como Miles, tenta descobrir quem realmente é Margo. Quanto mais pistas ele acha , mais ele pensa que não a conhecia ela, então, quem realmente é Margo Roth Spiegelman?
Uma coisa que me irritou muito é que NADA acontecia, pistas e mais pistas para nada, acho que faltou ele por alguns acontecimentos, para dar mais ânimo ao leitor. Mesmo com esse defeito o livro não deixa de ser genial, mais uma obra maravilhosa do John Verde.

Nota: 4,5/5

Beijos,
Isa


Um comentário:

  1. Hahah John Verde... Quero muito ler esse livro, mas minha lista está muito grande esses dias...

    Beijos,

    Lulu
    http://blogamantesdelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir