Resenha: Eu Christiane F., 13 anos, drogada, prostituída...










A obra em questão originou-se do próprio interesse de Christiane F, em romper o silêncio e relatar seu depoimento aos jornalistas Kai Hermann e Horst Rieck sobre a questão dos tóxicos entre os adolescentes. O livro tem início com o texto do processo (Berlim, 1978) em que Christiane, colegial, menor de idade, é acusada de consumir, de maneira contínua, substâncias e misturas químicas proibidas por lei. Foi acusada também de ter-se entregado à prostituição, com o propósito de juntar dinheiro suficiente para comprar drogas. Após tudo isso, sua família se desestruturou; o pai ficou desempregado, a mãe pediu o divórcio, e o inferno instalou-se no seio da família. Christiane era surrada sempre e o lar, por ter-se transformado num ambiente hostil, fez com que ela procurasse as ruas. O livro intercala o depoimento de Christiane com o de sua mãe, de policiais que tiveram contato com a menina, e de psicólogos. De Christiane F. sabe-se que ela esteve longe das drogas por cinco anos, depois de o livro ser publicado, e que vivia com um músico alemão famoso. Atualmente, tem uma filha de três anos.



Oi gente, como vocês sabem, comprei esse livro na minha visita ao sebo.
O livro vai contar a história de Christiane que entrou no mundo das drogas para entrar na turma em que achava que era legal. no começo só fumava as drogas não pesadas, como o haxixe.
Detlef
Christiane conhece outras pessoas nesse meio, como Detlef, que será seu namorado. Christiane começa a se picar, ou seja se drogar com heroína, junto com Detlef. Eles tinham certeza que nunca chegariam na dependência física, o fundo do poço. Mas acontece que eles chegam, e a prostituição de Detlef não consegue ganhar marcos (o dinheiro da Alemanha) o suficiente para as picadas diárias deles, então Christiane tem que começar a se prostituir para conseguirem suprir suas necessidades. Esse trottoir ocorria na estação Zoo.
A mãe de Christiane um dia descobre que ela se pica e começa a fazer uma desintoxicação em casa, Detlef participa. Tudo vai bem, até que o parceiro da mãe de Christiane, Klaus, não quer mais que Detlef more na casa deles, alegando que a casa é muito pequena e que eles não têm condição de alimentar mais uma boca. Isso foi o que arruinou a desintoxicação, porque Detlef vai morar com dois viciados, isso leva ele a voltar a se prostituir na estação Zoo e a se drogar, e isso leva Christiane a voltar a esse mundo também, porque Detlef diz que se ela quiser vê-lo tem que ser onde ele faz Trottoir.
Christiane tenta muitos tratamentos, mas sempre volta as drogas. Por mais que tenha gostado de Detlef, ele é quem ferra a vida de Christiane, que sempre a traz de volta ao mundo da Heroína.
Esse livro mostrou o que as pessoas (meus pais) sempre falam: experimentou, não há mais volta. Por mais que Christiane tenha tentado de diversas maneiras se desligar desse mundo ela não consegue, é mais forte que ela.
Me deu muita pena da Christiane, ela tinha um futuro brilhante, era inteligente, tirava boas notas, é uma menina de bom coração, e acho que isso ajudou ela a não ter feito coisas piores.
A narrativa dela é muito boa, a gente realmente sabe como era luta psicológica com a luta das drogas.
Esse livro me fez ver que realmente as drogas não levam a nada.
Meus pais me educaram fortemente nesse ponto, e esse livro aumentou os ensinamentos e a ficar realmente longe das drogas.
Christiane
 Ela até muda de cidade e começa a se esforçar nos estudos, mas quando seu dossiê chega nas mãos dos diretores ela é expulsa da escola. Isso faz com que ela pense que seu futuro será NADA, porque seu passado sempre vai acabar com qualquer chance. O que acho que é errado, porque ela estava realmente se esforçando para ser uma garota direita e isso (de não aceitarem seu passado)  desestimula muito ela e ela volta a se drogar, afinal mesmo estando clean não existe um futuro bom para ela, o que ela e Detlef sonhavam. Acho que deveriam dar mais uma chance para ela, afinal as pessoas mudam.


Um beijo,
Isa

4 comentários:

  1. eu amo esse livro e á vi o filme mais de uma vez. Mas sinceramente, não sinto pena de Christianne. Realmente a história é bem aquilo 'você pode até entrar, mas o preço é alto. Vai encarar?'

    gostei de sua opinião sobre a obra. bjs ^^
    http://torporniilista.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. O livro é bem pesado, um alerta pros jovens.
    Beijos
    http://literaturaeeu.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oie linda tudo bem?
    Passando aqui para dizer que gostei bastante da sua resenha, até porque tá muito bem explicada, mas a história sinceramente não faz muito meu estilo, embora eu nunca julgo antes de ler.
    Eu não conhecia esse livro. Mas ele aborda um assunto muito importante né?
    Esse negócio das DROGAS é um caso que temos que abordar sempre para poder evitar que pessoas que gostamos caiam nessa também =/

    Enfim...

    Outra coisa querida, queria me desculpar por ter sumido, mas estive viajando e voltei a pouco tempo. Espero que esteja bem.
    Depois passa lá no meu cantinho que tem uma RESENHA super bacana no qual eu CAPRICHEI na postagem.
    bjokas

    lovereadmybooks.blogspot.com.br



    Outra coisa querida, queria me desculpar por ter sumido, mas estive viajando e voltei a pouco tempo. Espero que esteja bem.
    Depois passa lá no meu cantinho que tem uma RESENHA super bacana no qual eu CAPRICHEI na postagem.
    bjokas

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada. Eu também sumi um tempinho por causa das férias, pode deixar que vou dar uma olhada.
      Bjs

      Excluir