[Literatura] Resenha: Feios



Tally Youngblood é feia. Não, isso não significa que ela seja alguma aberração da natureza. Não. Ela simplesmente ainda não completou 16 anos. Em Vila Feia, os adolescentes ficam presos em alojamentos até o aniversario de 16 anos, quando recebem um grande presente do governo: uma operação plástica como nunca vista antes na historia da humanidade. Suas feições são corrigidas à perfeição; pele é trocada por outra, sem imperfeições ou – ne pense nisso – espinhas; seus ossos são substituídos por uma liga artificial, mais leve e resistente; os olhos se tornam grandes; e os lábios, cheios e volumosos. Em suma, aos 16 anos todos ficam perfeitos.
Tally mal pode esperar pelo seu aniversario. Depois da operação, vai finalmente deixar Vila Feia e se mudar para Nova Perfeição, onde os perfeitos vivem, bebem, pulam de paraquedas, voam a bordo de suas pranchas magnéticas e se divertem (o tempo todo). Mas, enquanto espera que as poucas semanas até completar 16 anos passem, Tally precisa se distrair.
Uma noite, ela conhece Shay, uma feia que não está nem um pouco ansiosa para completar 16 anos. Pelo contrario: Shay pretende fugir dos limites da cidade e se juntar à Fumaça, um grupo de fora da lei que sobrevive retirando seu sustento da natureza.
Para Tally, isso é uma maluquice. Quem iria querer ficar feio para sempre ou se arriscaria a voltar para natureza e queimar arvores para se aquecer, em vez de viver com conforto em Nova Perfeição e se divertir à beça? Mas, quando sua amiga desaparece, os Especiais, autoridade máxima desse novo mundo, propõem um acordo a Tally: se unir a eles contra os enfumaçados ou ficar feia para sempre. A escolha de Tally irá mudar o mundo ao seu redor, mas, principalmente, ela mesma.

Um livro com esse nome com certeza chama à atenção! Assim que eu vi o livro, fiquei super curiosa. Feios é o primeiro de quatro livros escritos pelo autor americano Scott Westerfeld. É sucesso de critica nos Estados Unidos e teve sua versão em português publicada pela editora Galera Record.
A historia se passa em um futuro onde todos os humanos são considerados feios até que completam dezesseis anos e sofrem a cirurgia que lhes transformará em seres “perfeitos”. A historia me agradou bastante, por ser diferente dos livros que havia lido, e fugiu do “padrão”, da maioria dos livros clichês e previsíveis. O enredo pode parecer, de inicio, até um pouco fútil, com toda essa historia de se tornar “perfeito”, e que os normais são “feios”, e devem se sentir assim. Mas no momento em que Shay entra muda completamente o livro, pois apesar de Tally, gostar de suas aventuras, era extremamente conformada com a realidade, e eu adorei o momento em que ela caiu em si, e decidiu agir sozinha.
Na minha opinião, Tally é uma total toupeira! Serio, a garota não mantem uma opinião por um capítulo, e aceita o que TODOS dizem sem nem questionar! A Tally foi totalmente a personagem que mais me deixou com raiva no livro.
Mas mesmo assim eu recomendo muito o livro.

14 comentários:

  1. Oi Maria! Quero muito ler esse livro e sua resenha só me deixou mais ansiosa! Eu já tenho ele em casa, falta ler!

    Beijos,
    Aninha

    http://blogamantesdelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oie :)

    Não tenho vontade de ler essa série mais quem sabe um dia :) beijos !!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/ ( comenta lá :D )

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. S e esse dia chegar tenho certeza que via gostar :)
      Beijoos

      Excluir
  3. Já vi esse livro, ou melhor, essa série, diversas vezes pela blogosfera mas nunca tinha parado para ler uma resenha do primeiro volume. Gostei muito de saber mais da história, mas essa é uma distopia que não chama muito a minha atenção, mesmo sendo tão elogiada e tendo capas que eu particularmente acho lindas! *u* ahsiudhaiushdiuahiusdhiauds.
    Acho que se um dia eu tomar coragem para ler, vai ser mais pela crítica que a história apresenta do que pela história em si \:
    Mesmo assim, parabéns pela resenha! n___n

    Beeeeijinhos e uma ótima sexta-feira! :*
    www.inconstantecontroversia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oi, Maria! Estou muito ansiosa para esse livro!!! Ganhei de aniversário e a história deve ser parecida com o livro Starters, que eu amei! Recomendo muito esse livro!

    Beijos,

    Lulu
    http://blogamantesdelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Eu já vi Starters, deve ser mt legal(tirando o fato de que tenho um pouco de medo da capa...), Vou procura-lo!
      Bjs
      Maria

      Excluir
    2. Realmente, não é um livro que se pode escolher pela capa. O que atraiu a minha irmã (foi ela que comprou) foi o escrito "fãs de Jogos Vorazes vão adorar", bem na capa.

      Beijos,

      Lulu

      Excluir
    3. Hhahaha, também não comprei pela capa, mas por que estava escrito a mesma coisa! Hhahah
      Bjjs


      Ps.: Tenho medo da capa!

      Excluir
    4. Muuuuito medo daquela capa! Mas o livro é muito bom! Ah, já estou lendo Feios.

      Beijos,

      Lulu

      Excluir
    5. Sério, só não leio porque tenho medo! Hhaha
      Espero que goste de feios,
      Bjjj

      Excluir
  5. achei esse livro num site por 10 reais! Quase tive um heart attack D:
    semana que vem ta chegando haha
    como eu to viciada em distopias, acho que vou gostar bastante

    beijos

    Livro de Capa Dura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Se vc gosta de distopias vai gstar bastante!
      10 reais!!?
      Bjs
      Maria

      Excluir