Resenha: De volta aos quinze

De Volta aos Quinze



Anita tem 30 anos e sua vida é muito diferente do que ela sonhou para si. Um dia, ao encontrar seu primeiro blog, escrito quando tinha 15 anos, algo inusitado acontece e tudo ao seu redor se transforma de repente. Com cabeça de adulto e corpo de adolescente, ela se vê novamente vivendo as aventuras de uma das épocas mais intensas da vida de qualquer pessoa: o ensino médio. Ao procurar modificar acontecimentos, ela começa a perceber que as consequências de suas atitudes nem sempre são como ela imagina, o que pode ser bem complicado. Em meio a amores impossíveis, amizades desfeitas e atritos familiares, Anita tentará escrever seu próprio final feliz em uma página misteriosa na internet.
Anita tem 30 anos e ao entrar em seu blog, que começou quando tinha 15, com medo do primeiro dia de aula do ensino médio, ela faz uma viagem no tempo e "entra" em seu corpo de quinze anos, porém com cabeça de trinta. Ao lembrar de como seu primeiro dia de aula, Anita faz as coisas serem diferentes, com pequenos atos, e, consequentemente acaba mudando o futuro. Ela chega a voltar algumas vezes no passado e, em uma delas, faz, sem querer, com que Henrique, seu melhor amigo não a conheça. Então ela vai atrás dele, porém há alguns problemas: foi demitida e ele mora em Paris.
A ideia é muito boa, mas algumas coisas não foram tão pensadas assim, a Bruna colocou muito de si na personagem (as duas nasceram em uma cidade no interior de minas, as duas usavam óculos, criaram um blog aos quinze anos, as duas têm paixão por fotografia, gata preta, se mudaram para São Paulo etc.). Na minha opinião quando se cria um personagem ele pode sim ter algumas características suas, porém não precisa ser seu "clone" com nome diferente. Ela também poderia ter escolhido criar uma personagem com uma idade parecida com a dela (19 anos), não uma tão mais velha, sendo assim as ações de Anita, se pareceram muito com as de uma adolescente, não de uma mulher adulta.
Outra coisa é que a leitura não flui, vai empacando. Ela põe ação por ação, não a ação inteira, como se ela tivesse dividido-as em passos, então você imagina "passo a passo" e isso deixa a leitura cansativa, fora que o romance, que rola um pouco é bem irreal, não aconteceria na realidade, talvez sim, porém com mais tempo. A Bruna quis deixar o final com cara de "quero mais", mas desculpa, não aconteceu.
Acho a Bruna uma boa escritora, mas para histórias de não mais de 80 páginas (até onde o livro estava legal), então se for ler algo dela leia seu livro de contos, o Depois dos quinze.

Nota: 2,5/5


Beijos,

Isa

6 comentários:

  1. Oie :)

    Nossa que pena você não gostou, eu tenho uma certeza vontade de ler essa série só para ver se eu gostaria ou ficaria insatisfeito rs, beijos !!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma pena mesmo, adoro ela como pessoa e blogueira!
      Beijos

      Excluir
  2. Acabei de ler hoje! Me decepcionou um pouco...
    Dá uma passadinha?
    http://comportamentorosa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Obrigada pela dica, Isa! ESTAVA na minha wishlist, mas eu tenho tantos livros para ler que eu quero só ler favoritos!

    Beijos,

    Lulu
    http://blogamantesdelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hhahah, também quero ler só favoritos!
      Beijos

      Excluir