Por que ler "Orgulho e Preconceito"?





Brincadeiras à parte!
Hoje (28 de janeiro) o livro "Orgulho e preconceito de Jane Austen completa 200 anos desde sua primeira publicação. O professor Larry Mazzeno, autor de "Jane Austen: Two centuries of criticism (Literary criticism in perspective)", tradução literal: Jane Austen: Dois séculos de crítica ( Crítica literária em perspectiva) e, também, Presidente Emérito da Alvenaria University, na Pennsylvania, nos dá dez motivos para ler "Orgulho e preconceito".


1- Orgulho e Preconceito continua a atrair os leitores 200 anos depois de sua publicação porque o romance é capaz de despertar o interesse de pessoas com os mais diferentes gostos. 

2- Você gosta de contos de fadas? Temos um duplo no livro, com o inocente amor à primeira vista de Jane e Bingley em contraste com o caminho tortuoso, que passa do desdém ao amor entre Elizabeth e Mr. Darcy.
3 - Você quer crítica moral? A cáustica lenda da irmã mais nova que foge com o amante serve a esse propósito.
4 - Você prefere sátiras astutas? Elizabeth faz algumas e seu pai outras sobre as tolices humanas.
5 - E temos o pomposo Mr. Collins e a impetuosa Lady Catherine De Bourgh direto de uma tradição cômica do século 18 que nos permite rir ao mesmo tempo em que reconhecemos as inerentes fraquezas da nobreza e do clero. 

6 - Além disso os personagens em geral são profundos. Poucos deles podem ser explicados facilmente. Há bom e mau em cada um deles.
7 - Por todos esses motivos, acredito que Orgulho e Preconceito pode ser classificado como o melhor livro de sátira social escrito em inglês em todos os tempos e um dos dez melhores romances em qualquer língua. 
Susannah Fullerton, australiana autora de Happily Ever After (Felizes Para Sempre, em tradução literal) sobre os 200 anos de Orgulho e Preconceito.
8 - Orgulho e Preconceito é um livro que desperta o interesse de muitos tipos de pessoas. Ele tem humor e é um livro muito engraçado, tem romance e uma das mais belas histórias de amor da história.
9 - O livro tem um grande entendimento da natureza humana em cada página e tudo isso escrito em um estilo maravilhoso. 

10 - A sensação em Orgulho e Preconceito é a de que nenhuma palavra poderia ser alterada ou retirada para melhorar o livro, já quando se lê Dickens ou as irmãs Brontes temos a impressão de que os autores são muito prolixos, usam mais palavras do que seria necessário para transmitir uma ideia ou mesmo são muito religiosos ou moralistas. Com Jane Austen você tem o pacote perfeito!

Nenhum comentário:

Postar um comentário